Podemos encontrar diversos tipos de tratamento para melhorar o desenvolvimento do seu filho. O melhor tratamento e o mais adequado é aquele que funciona para ele, sem stress e com bons resultados. Podemos citar muitas terapias, mas cabe à família, com a ajuda da equipe profissional que acompanha a criança, decidir pela ideal. A única regra para todos é o CONTROLO DA ALIMENTAÇÃO. A dieta deve estar presente na vida de todas as pessoas com a Síndrome de Prader-Willi. O acompanhamento de uma equipa multidisciplinar é de extrema importância para o desenvolvimento harmónico e complementar. Intervenções necessárias:
Intervenções necessárias :
- Terapia Ocupacional – Nesta terapia, a criança aprende as rotinas pessoais do seu dia a dia.
- Fonoaudiologia – Corrige os distúrbios da fala e fortalece a musculatura facial. Trabalha também na prevenção de engasgos, muito comuns em quem tem hipotonia. O som anasalado e a construção de frases na ordem inversa são comuns nos indivíduos com Prader-Willi.
- Equoterapia – Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, procurando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais. Melhora o equilíbrio, postura, coordenação motora, adequação do tónus muscular, autoconfiança, ansiedade, entre outros. Esta terapia é bem indicada na Síndrome de Prader-Willi para o fortalecimento da musculatura central do corpo.
- Fisioterapia – Amplia a tonicidade muscular e o fortalecimento dos ligamentos.
- Psicomotricidade – Para a apresentação de noções de orientação básicas para a vida comum: direita e esquerda, em cima e embaixo, dentro e fora, antes e depois, macio e duro, etc.
- Psicopedagogia – É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem, analisando a maneira como o paciente aprende e promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.